História
O Club União Idanhense, abreviadamente CUI, é uma associação sem fins lucrativos, é considerado o mais emblemático clube do concelho de Idanha-a-Nova e ainda o mais antigo do distrito.
Este clube foi fundado a 17 de abril de 1917, por uma comissão organizadora, da qual faziam parte: António Maria da Cunha, António Tavares da Silveira, Fernando da Cunha Delgado, António Augusto Leitão e Estêvão Afonso Pinto.
A sua sede atualmente localiza-se na Rua Vaz Preto, mas segundo as primeiras atas, existiu uma sede na Rua Longa (1º de Dezembro).
Esta instituição foi criada com o intuito de instruir as classes operárias e de lhes permitir acesso à cultura, pois nos seus espólios convive uma pequena e extraordinária biblioteca para uso exclusivo dos seus associados.
Outra das dimensões presentes nos primeiros anos desta instituição foi a Música. O Clube tornou-se o ponto de encontro da população, pois os sócios e suas famílias podiam divertir-se e conviver nos bailes e sucessivas sessões musicais e recreativas organizadas com o intuito de promover o convívio e obter mais sócios.
Deste Clube centenário fazem parte várias datas importantes, entre as quais a sua fundação em 1917, a mudança de sede em 1932, os seus aniversários, os seus bailes de carnaval, a primeira equipa de futebol sénior em 1975, a organização de um “concurso pecuário” em 1979, jogo particular com a equipa sénior do Sporting Clube Portugal em 1990 e a germinação com a vila Francesa Vert-le-Grand em 1991.
Da sua história fazem parte cinco conquistas no futebol, sendo estas:
- 1998/1999 1º Divisão AF Castelo Branco
- 2001/2002 Taça José Farromba
- 2002/2003 Taça José Farromba
- 2002/2003 1º Divisão AF Castelo Branco
- 2016/2017 Taça José Farromba
Atualmente este clube conta com várias modalidades, como o Futebol Sénior, Futebol de Formação, Atletismo e Jujitsu.
O lema deste clube passa por “A União Faz a Força”, pois só juntos conseguimos ter força para reafirmar os valores identitários deste concelho.